quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Interior, exterior e fronteira

 Na sala também fazemos jogos...
Para percebermos melhor as noções de exterior e interior fizemos o jogo do elástico. Três colegas tinham um elástico nas pernas e os outros colegas iam saltando para dentro e diziam interior. Quando estavam fora diziam exterior. foi muito divertido!!!


Para aprendermos a noção de fronteira, jogámos a este jogo.
Lançávamos um objecto para o elástico.
Se caisse na fronteira marcávamos 2 pontos.

Se caisse no exterior marcávamos 0 pontos

E se caisse no interior marcávamos 1 ponto.
No total, a nossa turma fez 23 pontos, não foi nada mau, não acham?

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A nossa contadora de histórias

A nossa colega Joana Correia adora contar histórias.
Ela trouxe-nos "A princesa e a ervilha", ouvimo-la a contar, depois ouvimos o CD e vimos as imagens do livro.





Depois fizémos os desenhos.
Obrigada Joana!!!

domingo, 3 de outubro de 2010

O outono

Já começou outra estação, o outono.
Vimos, no computador, dois powerpoints, um era a história "Adivinha quanto gosto de ti, no Outono" e o outro era sobre as características desta estação do ano.

Depois recortámos as imagens de alguns frutos do outono e assinalámos o nº de sílabas de cada palavra.


Com a ajuda das "palminhas" é fácil descobrir o nº de sílabas de cada palavra.

As nossas primeiras leituras...

Depois de ouvirmos a história "A família dos Is" fizémos o reconto oral e a professora registou tudo.
No dia seguinte, a professora registou o nosso reconto no quadro e fomos assinalar todos os "is".


Também assinalámos os "is" na folha que estava no quadro.


Aqui estamos a assinalar os "is" na folha e no quadro.


Esta foi a imagem que a professora nos apresentou...Quem seria?
Era o pai do Ivo, o menino da história explorada.

E este é o Ivo.


Depois explorámos a frase. Quantas palavras tinha, quantas sílabas tem a palavra "pai" e "Ivo".
Dividimos a frase em pedacinhos e depois recortámos, baralhámos, lêmos cada pedacinho e por fim, voltámos a montar a frase e colámos no caderno.

Com estes pedacinhos, conseguimos construir novas frases que lêmos com muito entusiasmo e facilidade.
Ler é uma aventura fantástica!!!

domingo, 26 de setembro de 2010

Histórias trabalhadas...

Nós gostamos muito de ouvir histórias e a nossa professora adora contar-nos...Por isso, desde o início do ano já ouvimos estas histórias:




O CAPUCHINHO VERMELHO -
quando falámos nas regras ouvimos esta história, porque também a Capuchinho não respeitou as regras da sua mãe.

A CAROCHINHA E O JOÃO RATÃO -
depois de ouvirmos a história, numerámos as imagens e ordenámo-las respeitando a ordem do conto.


 OH, BORIS -
a história de um ursinho muito bom, mas como é grande demais, faz muitos estragos na sua sala de aula. Uma história muito engraçada que nos fez pensar sobre os meninos diferentes que existem na nossa sala e na nossa escola.

A história da família do Ivo. Todos os seus familiares têm o nome começado pela letra I, mas, por pouco, ele fugia à tradição familiar... Consultem o site e ouçam a história...Divirtam-se.



O dia a dia na sala de aula


Trabalhámos este provérbio e já o sabemos ler sem ajuda.
Alguns colegas até o conseguiram escrever no caderno de escrita. Muito bem!!!



Aqui está um exemplo de um caderno de escrita. Ele serve para desenhar, escrever...

Cantámos esta canção com a ajuda de alguns colegas, que já a conheciam do Jardim de Infância.


Mais alguns exercícios de escrita...

Gostamos muito de trabalhar, mas também nos divertimos a cantar, dançar, jogar e a modelar plasticina.






Atividades de setembro


Começámos as aulas no dia 13 de setembro de 2010 (já estamos a utilizar o novo acordo ortográfico), decorámos o nosso caderno diário e o dossier.
Na  terceira foto, também podem ver os nossos cartões do nome, todos os dias vamos buscar o nosso cartão e por vezes, fazemos um jogo mais difícil...encontrar o cartão do nosso amigo...não é fácil porque há muitos nomes parecidos...

Fálámos sobre as regras de comportamento a ter na sala, no recreio, no refeitório e nas atividades de enriquecimento curricular. Alguns colegas, esquecem-se muitas vezes das regras...marotos...mas aos poucos vamos portar-nos melhor...(a nossa professora assim o deseja...).

As nossas regras

O quadro do tempo - o ajudante coloca,
diariamente a bolinha no local correto

Comboio do alfabeto - para nos ajudar a
dizer o alfabeto e a conhecer as letrinhas

Cartões para a etiquetagem da sala -
diariamente os alunos
colocam os cartões nos locais adequados